opinião: tcc – sinônimo de preocupação

Publicado: agosto 14, 2007 em opinião

Abaixo, uma matéria que escrevi quando estava no terceiro ano da universidade de jornalismo e era estagiário de uma empresa de comunicação de jornal impresso em Alagoas:


“TCC: Sinônimo de preocupação

Monografias são uma verdadeira “dor de cabeça” para maioria dos estudantes

Desde os tempos de ensino médio, o sonho de se obter um curso superior para o ingresso ao mercado de trabalho ou carreira no meio acadêmico, povoa a mente de muitos jovens. Lutam com muito esforço e passam de uma etapa considerada muito cruel para eles: o vestibular. Depois de superada essa etapa, o sonho do curso superior está cada vez mais próximo. Até que surge o maior teste e dor de cabeça para muitos alunos, “o temido” Trabalho de Conclusão de Curso: o TCC. Três letrinhas que deixam muitos alunos com calafrios, só de pensar.

Para o estudante de Administração Carlos dos Santos, o TCC é a grande preocupação dentro da universidade. Apesar de ainda estar no 2º ano do curso, já está apreensivo em determinar logo um tema para a monografia. “Preciso achar logo um tema que me interesse para não deixar tudo para o último ano”. A maioria dos professores tenta acalmar os alunos dizendo que o projeto não é tão complicado quanto parece e ensina para eles algumas dicas para trabalhar etapa por etapa sem perder noites de sono.

Mas afinal, como fazer uma monografia? O TCC é científico se: trata um objeto de estudo (tema) de maneira tal que pode ser reconhecido pelos demais; a pesquisa diz coisas sobre esse tema que não foram ditas antes ou o aborda sob nova ótica; é útil aos demais; e proporciona elementos que permitem confirmar ou refutar as hipóteses que apresentam, de maneira tal que os outros possam continuar o trabalho contribuindo para amplitude da discussão do tema.

Muitas vezes, o aluno está no último ano do curso e ainda nem tem idéia de como fazer sua monografia, indispensável para a obtenção do certificado. Depois de tanta luta, tanto estudo, não se pode desanimar e entregar à universidade um trabalho qualquer.

Com a dedicação para concluir a monografia se aprende, entre outros saberes a:delimitar um problema; descobrir e reunir informação adequada; classificar todas as informações; exercitar o espírito crítico; comunicar os resultados por escrito; e expressar oralmente frente à banca examinadora. São lições que ajuda o concluinte a resolver problemas durante toda a vida.

A dedicação para se fazer um bom trabalho é fundamental para o projeto ser reconhecido no meio acadêmico – que facilita para uma possível especialização – e evita que ele fique jogado e empoeirado em uma prateleira qualquer da biblioteca da universidade.

Exemplo de um bom trabalho

Para Ismael Tcham, um africano de Guiné Bissau que mora há cinco anos em Alagoas, é preciso se decidir logo como fazer o Trabalho de Conclusão de Curso. Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas, ele conta que suas idéias surgiram a partir do terceiro ano do curso, mas que as pessoas devem escolher o tema o quanto antes.

Por não ter escolhido o assunto tão cedo quanto gostaria, teve pequenas dificuldades para escrever o TCC. Entre elas, pequenas diferenças no idioma e por não estar familiarizado com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), exigida pela universidade para trabalhos científicos. Por outro lado, contou com um orientador sempre presente e com um ótimo acervo do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) – que integrou parte de seu trabalho -, com artigos de jornais e material sempre novo e relevante para sua pesquisa. Com o tema “Racismo, ações afirmativas e proposta de comunicação para o neab” teve seu projeto, em parceria com o estudante David Oliveira, aprovado com louvor e sem retoque. Seu trabalho já está em processo de transformação para livro e será publicado dentro dos próximos dois anos pela editora da ufal. “Fiquei muito feliz com a aprovação máxima do projeto. Precisei refazer o projeto quatro vezes antes de apresentar à banca examinadora. Mas, todo o esforço valeu a pena”.

A banca examinadora foi sugerida pelo orientador de Ismael, professor e doutor Pedro Nunes, pelo fato de os integrantes da mesa serem especializados. Diferente do Cesmac, por exemplo, onde o aluno e o orientador não podem interferir nos nomes da banca examinadora.

Segundo a professora e doutora Clara Suassuna, que participou da banca examinadora do trabalho de Ismael, os alunos não sabem escolher o tema direito, normalmente confundem o tema com o título do projeto. Também, não tem conhecimento técnico do assunto, ou seja, lê pouco sobre o tema e logo fica desesperado achando que quase não têm livros falando sobre o assunto. Para ela, falta iniciativa do aluno. “Para se fazer uma boa monografia o aluno tem que ter tesão, amor e paixão pelo tema”, disse. Segundo a professora, é quase impossível fazer um bom TCC somente em um ano. O ideal é começar no segundo ano do curso para poder ter tempo de desenvolver bem o tema proposto. A professora também orienta cerca de sete trabalhos por ano.

Atualmente, Ismael está cursando jornalismo e já está com idéias para o segundo TCC. Pretende terminar o curso no próximo ano e ter assim, dois cursos superiores em apenas seis anos. Logo após, fazer pós-graduação e continuar firme nos estudos.”

Impressionante como na teoria eu até sei fazer um tcc…. Mas ainda continuo com essa dor de cabeça depois de muitos meses! Aquela velha história: teoria é uma coisa, prática é outra… Mas pelo menos já estou terminando. Atrasadíssimo, é verdade. Desejem sorte e força de vontade pra que eu termine logo essa droga. Não, não quero um trabalho exemplar. Quero só me formar com um trabalho “sarrabuiado” mesmo.

Anúncios
comentários
  1. Não é bem uma opinião, mas não dá pra ficar criando categoria toda hora, né.

  2. ROSI disse:

    O TCC É APIOR COISA QUANDO SE ESTÁ FAZENDO UM CURSO MAS É DIFICIL SE ACHAR UM TEMA PRA ISSO AS VEZES PRECISAMOS PROCURAR AJUDA ENTÃO MUITO OBRIGADO

  3. Rael disse:

    Puts, preciso de ajuda urgente para tirar essa pedra do meu sapato, TCC é sinonimo de enrosco (mulher q quer casar) tenho que me livrar disso o quanto antes

  4. CLEIDE DE PAULA disse:

    JÁ CONCLUI MEU TCC ,MAS QUASE SEPAREI DO MARIDO. É O PIOR E MAIS DIFÍCIL TRABALHO QUE JÁ FIZ NA VIDA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s